V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO -Rede Santa Paulina

TEMA: “Por uma educação com base em valores.”
LEMA: “Sois o sal da terra e a luz do mundo.”
DATA: 24 e 25 de maio
LOCAL: Santa Maria/RS

A Rede Santa Paulina tem como objetivo contribuir para a formação de seus educadores e vem fazendo isso por meio de congressos, seminários e encontros profissionais.

Neste ano, será realizado o V Seminário de Educação da Rede Santa Paulina. O evento será composto por espaços de reflexão para a construção de práticas educativas comprometidas com a vida, projetos entre as unidades da Rede e atividades para fortalecer laços profissionais entre seus educadores. Fundamentados pelo Carisma da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e pelos temas que serão apresentados neste Seminário, será possível buscar respostas aos desafios de um mundo em rápida transformação e despertar em todos a vontade e a coragem para a realização do seu projeto pessoal e profissional.

O Seminário ocorrerá em maio desse ano, no Centro Mariano e na Casa de Retiros de Schoenstat, em Santa Maria – RS.

Lista de Oficinas e Cases:
  1. Oficina: Processo de aprendizagens essenciais por projetos. (Professora Luciana Severo – Escola Marista Santa Marta).
  2. Oficina: Educação 3.0 e mídias sociais em uma educação baseada em valores. (Professor Paulo Lima – Editora FTD).
  3. Oficina: Metodologia de ensino num currículo por competências, habilidades e valores (Professor Glauber da UFSM).
  4. Case: Projeto de leitura (PCG) na Educação Básica. (Professora Mônica Capelari Ramos; Professora Rosângela Quintão Martins; Bibliotecária Solange Maria da Silva Oliveira – Colégio Regina Mundi).
  5. Case: Projeto de iniciação científica (PCG) na Educação Básica. (Professor Alexandre Marcelo Spartaco Bergamo – Educandário Imaculada Conceição).
  6. Case: Educação bilíngue (Coord. Pedagógica Nicole Tontini – Colégio São José).
  7. Case: Plano Curricular e vivências de valores. (Coord. Pastoral Escolar Ir Luzia Pereira – Colégio São José).
  8. Oficina: BNCC: continuidade entre os segmentos (Professora Tatiane –  UFSM).
  9. Oficina: Reforma do EM. (Fernando do Espíritu Santo Filho – Colégio Poliedro-SP).
  10. Oficina: Musicalização na EI e Anos Iniciais. (Professora Neida Reis – Escola Marista Santa Marta).
  11. Oficina: Juventudes, posmodernidade e educação (Professor Marcio Amaral).
  12. Metodologias ativas – (Professora Marlise Moraes Vescovi, Editora FTD).

As Oficinas e Cases ocorrerão no primeiro dia de Seminário, na período da tarde. Cada particapante poderá se inscrever em até, no máximo, 02 Oficinas ou Cases. Conferir a disponibilidade de vagas no ato da inscrição.