Infância e Adolescência Missionária

Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy (França), sensibilizado com a realidade das crianças, especialmente, da China, que eram abandonadas e mortas, despertou-lhe o desejo de aliviar os sofrimentos e salvar a vida dessas crianças. Por isso, ele teve a ideia de convocar as próprias crianças para enfrentar o desafio, tendo em mente que “crianças ajudam e evangelizam crianças”, fundando a Obra da Santa Infância, hoje, Infância Missionária, no dia 19 de maio de 1843 em Paris (França).

Essa grande Obra, expandiu-se, imediatamente, nas dioceses da França e em outros países da Europa e América. No Brasil, ela chegou por meio de missionários franceses em 1858. A partir de 1993, nas comemorações dos 150 anos de fundação, sua “chama ainda fumegante”, readquiriu novo ardor, como “fruto novo do coração da Igreja”.

A IAM é um projeto que busca trabalhar, através de encontros semanais, o protagonismo da Criança e do Adolescente, o espírito missionário, promovendo a fé e os valores cristãos, que ultrapassam fronteiras, buscando por meio da dimensão missionária, a comunhão com as crianças e adolescentes do mundo e suas realidades.

Esse projeto tem como objetivo ampliar as visões de mundo e o nosso papel humanitário dentro da sociedade. Tendo em vista os valores que o Projeto propõe, é um sonho que em todas as unidades educativas da Rede Santa Paulina possam ser implementadas essas ações.

Em setembro de 2018, iniciamos na Escola Medianeira a “Infância e Adolescência Missionária” (IAM). Os encontros aconteceram semanalmente com alunos do Nível I ao 4º ano no turno inverso. A escola conta com dois grupos com aproximadamente 15 alunos cada. O grupo que tem como padroeira Santa Paulina. As reuniões acontecem nas quartas-feiras pela manhã. Já, o grupo que tem como padroeiro Santo Antônio, reúne-se nas quintas-feiras à tarde.

Existem quatro áreas integradas dentro do projeto que são desenvolvidas, cada uma, em uma semana: a primeira; trata-se sobre a Realidade Missionária, a segunda; sobre a Espiritualidade Missionária, a terceira; diz sobre o Compromisso Missionário e o quarto; tem como o foco a Vida de Grupo. Essa sequência transforma os encontros em uma forma de práxis contínua aos participantes da IAM, que acabam levando as reflexões por meio de suas ações, novas visões e formas de pensamento para o ambiente escolar, familiar e, consequentemente, para a sociedade.