Festa da Família Gaúcha

Foi com grande alegria e satisfação que a família gaúcha Medianeira prestigiou o evento desse ano com o tema: “A tradição se vive aqui”, o qual teve como objetivo resgatar a história do estado, representando a memória cultural do povo gaúcho.

A palavra tradição vem do latim, do verbo “tradere” (traditio, traditionis) que significa trazer, entregar, transmitir, ensinar. Logo, tradição é a transmissão de fatos culturais de um povo, quer de natureza espiritual ou material, ou ainda é a transmissão dos costumes feita de pais para filhos no decorrer dos tempos, ao sucederem-se as gerações. É a memória cultural de um povo. É um conjunto de ideias, usos, memórias, recordações e símbolos conservados pelos tempos, pelas gerações, sendo assim a eterna vigilância cultural. O povo gaúcho deve orgulhar-se de possuir tão bela tradição. É um pedestal que ostenta o chimarrão, a doma, o fandango, o pealo, a marcação, as lendas, as pilchas, a música, a poesia, os causos, as trovas, etc.

O evento aconteceu no ginásio da escola nos dias 13 e 14 de setembro e foi prestigiado por mais de 500 pessoas, reunindo pais, alunos e professores, que compartilharam esse momento com diversas apresentações artísticas. Agradecemos a participação e dedicação de todos os educadores, educandos e familiares pela parceria e pelo apoio para realizar esse belo momento.

Agradecemos o apoio:

• CASA DO GAÚCHO- EM PARCERIA COM A FABIANA.
  • SM PILCHAS E AO NOSSO AMIGO ROBLEDO.
  • CTG BENTO GONÇALVES – 13ª REGIÃO TRADICIONALISTA
  • ERVA MATE SEIVA PURA
  • Everton de Oliveira Cavalheiro – PATRÃO CTG BENTO GONÇALVES
  • Paulo Osmar Martins – VICE-PATRÃO CTG BENTO GONÇALVES
  • Edegar Quevedo – MEMBRO DO DEPARTAMENTO CAMPEIRO DO CTG BENTO GONÇALVES
  • OS 3 INTEGRANTES DO DEPARTAMENTO CAMPEIRO DO CTG BENTO GONÇALVES.
  • Simone Dias Cavalheiro – PATROA E DIRETORA CULTURAL DO CTG BENTO GONÇALVES
  • Thiarla Michelle da Silva – 2ª VICE-PATROA E COORDENADORA INVERNADA MIRIM DO CTG BENTO GONÇALVES.