Educadores da Rede Santa Paulina participam do V Seminário de Educação em Santa Maria

A Rede Santa Paulina de Educação promoveu, nos dias 24 e 25 de maio, o V Seminário de Educação, em Santa Maria (RS), com o tema “Por uma educação baseada em valores” e o lema “Sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5, 13-14).

Com a participação de cerca de 220 pessoas, entre educadores e Irmãs das coordenações Geral e Provinciais, além das que atuam na Escola Medianeira, em Santa Maria (RS), no Colégio São José, em Itajaí (SC); Educandário Imaculada Conceição, em Florianópolis (SC); Colégio Regina Mundi, em São Paulo (SP) e Escola Fátima, em Sapucaia do Sul (RS). A abertura do evento contou com a apresentação do coral das crianças e adolescentes da Escola Marista Santa Marta, que encantaram os participantes com lindas canções. Em seguida, na oração inicial, educadoras e crianças da Escola Medianeira encenaram os valores da Rede, ressaltando as virtudes de Santa Paulina. Representantes das cinco unidades educativas entraram com palavras que permeiam o Seminário: amor, fé, empatia, cooperação e sensibilidade, montando um coração.

A palestra de abertura abordou o tema do Seminário “Por uma educação baseada em valores” e foi ministrada pelo professor e psicoterapeuta Leo Fraiman que, em seguida, participou de uma roda de perguntas sobre o assunto. Para abordar o tema do evento “Por uma educação baseada em valores”, foi convidado o professor e psicoterapeuta Leo Fraiman, que apontou a importância do otimismo, da motivação e da perseverança. “Quando uma pessoa tem um projeto de vida, ela sobrevive a qualquer ‘como viver’, porque ela tem um ‘para que viver’. Se eu ajudar um aluno a desenvolver seu projeto de vida, ele vai poder ser o que ele quiser”, explicou Leo.

No período da tarde, os educadores e Irmãs participaram de oficinas com os temas: “Processo de aprendizagens essenciais por projetos”; “Educação 3.0 e Mídias Sociais em uma educação baseada em valores”, “Metodologias de ensino para um currículo C.H. e valores”; “Projeto de leitura – PCG na Educação Básica”; “Projeto de iniciação científica – PCG na Educação Básica”; “Educação Bilíngue”; “Plano Curricular e vivências de valores”; “BNCC: Continuidade entre segmentos”; “Reforma do Ensino Médio”; “Musicalização na Educação Infantil e Anos Iniciais”; “Juventudes, Pós- Modernidade e Educação”; “Metodologias Ativas”.

No segundo e último dia de evento, Maria Alcione Munhóz, diretora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, fez uma palestra sobre o tema “Educação/Escola inclusiva: um novo olhar para o processo de ensino aprendizagem”. O encerramento do Seminário aconteceu na Escola Medianeira, unidade educativa da Rede Santa Paulina em Santa Maria. Sérgio da Silveira, diretor da Escola Medianeira, ressaltou que o evento foi um momento para adquirir aprendizagens significativas, mas o que realmente chamou atenção foram os momentos de reflexões/orações/espiritualidades realizadas no início de cada dia. “Isso fortaleceu nossa “fé” e confirma cada vez mais o nosso sentimento e atuação em “Rede” seguindo sempre os ensinamentos que Santa Paulina nos deixou como herança”, explicou Sérgio.

Para realizar este evento, a Escola Medianeira contou com a ajuda de patrocinadores, parceiros e apoiadores:

-Casa do Gaúcho
-Frizzo Pilchas
-CTG Bento Gonçalvez
-Leonan Guerra
-Andrea dos Santos
-I Projeto Esperança/Cooesperança – Irmã Lourdes Dill
-Gláucio Maia Fotografia
-Junior Elsner Sonorização
-Colégio Marista Santa Maria
-Escola Marista Santa Marta
-Grupo Tamborico

A Direção da Escola Medianeira agradece a todos educadores e colaboradores pelo empenho, planejamento e organização do V Seminário de Educação. O próximo Seminário da Rede Santa Paulina ocorrerá em 2021, organizado pelo Colégio São José, em Itajaí-SC.

Clique aqui para ver as fotos de alguns momentos especiais desse evento na página do Facebook da Escola Medianeira

Fonte: Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição