Colaboradores da Escola Medianeira visitam o Santuário Santa Paulina

Um grupo de 36 colaboradores e convidados da Escola Medianeira de Santa Maria/RS visitou o Santuário no último sábado, 21 de julho. O grupo participou de um Retiro de Formação, durante o final de semana em Nova Trento. Além de conhecerem as origens da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e a vida de Santa Paulina, o encontro contou com momentos de oração e reflexões sobre a caminhada individual e a missão do educador na congregação.

Os visitantes chegaram em Nova Trento na manhã de sexta-feira, 20 de julho,  dando início ao Retiro, no Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição.  Na manhã de Sabádo conheceram os principais ambientes e recantos do Santuário. Entre eles a Colina Madre Paulina, o Casebre, Capela Nossa Senhora de Lourdes e a Casa da Graça, local que protagonizou um dos momentos mais emocionantes da visita. Os colaboradores compartilharam sobre a experiência de estar na Terra onde Santa Viveu e em meio aos milhares registros de devoções e agradecimento expostos na Casa das Graça, os visitantes se emocionaram e refletiram sobre a importância da missão e obra de Santa Paulina. Após o almoço no Restaurante do Santuário, os gaúchos participaram da missa das 15h e conduziram o andor da primeira Santa do Brasil no momento com Santa Paulina.

A Escola Medianeira faz parte da Rede Santa Paulina de Educação. O diretor do colégio, Sérgio A. da Silveira, conta sobre a importância de proporcionar esta experiência aos colaboradores “Esses momentos foram planejados para que eles possam conhecer as raízes de uma obra e missão, no qual os colaboradores fazem parte. O nosso objetivo é que eles retornem revigorados e transmitam os valores e aprendizados vivenciados nestes momentos aqui. E além de uma formação profissional, esperamos que esta experiência contribua também com a vida pessoal de cada um”. O planejamento do retiro começou no início de 2018 afirma Ir. Luciene Negrini, Vice-diretora do colégio “ A solicitação para realizar o retiro anual em Nova Trento surgiu dos próprios colaboradores, então levamos e discutimos junto a direção e verificamos que existia a possibilidade de atender o pedido dos colaboradores, sabendo que muitos não conheciam Nova Trento e o Santuário e ao longo do ano planejamos e articulamos todo o evento. Ver a alegria e partilha deles sobre a importância de pisar nesta terra santa, já reforça o alcance do objetivo dessa visita e retiro”.

A beleza natural e a paz de todo o parque ecológico onde está localizado o Santuário, chamou a atenção das educadoras da educação infantil Aline S. Miranda e Michelle Chagas, as amigas se encantaram pelos recantos e a forma didática apresentada dos pontos de visitação em relação a vida de Santa Paulina e o processo histórico do Santuário “A proposta do retiro é energizar e reconhecer a missão e obra de Santa Paulina, e em cada ponto que você visita aqui você vê o registro, os espaços conservados e a paz deste lugar. Tudo isso faz soma mais forças para continuarmos o legado dela ao retornar para o nosso trabalho” conta Michelle, já Aline reforça “estar aqui é beber da fonte, estar aqui e sentir essa história não tem preço e retornar e repassar aos colegas que não puderam vir será muito importante e maravilhosos”.

A programação do Retiro encerrou na noite de sábado e foi realizado no Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição, no centro de Nova Trento. O CEIC conta com uma estrutura completa para a realização de eventos e hospedagens em Nova Trento. Conheça o CEIC Pousada e Eventos   http://ceicsc.com.br/

FONTE: Santuário Santa Paulina