A importância do Marketing no Meio Educacional

Com a evolução da Internet, ocorreram várias mudanças na forma como as pessoas se comunicam, sendo assim, cada vez mais o indivíduo está em busca de meios de comunicação que ofereçam novas formas e experiências de conteúdo.

Torres (2009, p. 30) afirma que o consumidor, quando está conectado à Internet, tem basicamente três necessidades que são como um ponto de partida para compreender seu comportamento. Dentre as necessidades, é possível citar: informação, diversão e relacionamento.

Considerando esse panorama, percebe-se que o cenário contemporâneo está em constante transformação.  A escola, a exemplo disso, está mudando, e junto com as transformações, foi indispensável a criação do setor de comunicação, também, conhecido como marketing.  Diante dessa necessidade apresenta-se o profissional contratado para esse departamento a responsabilidade de desenvolver estratégias específicas para comunicar com o público alvo.

Do ponto de vista de Kotler (1996), marketing é a atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos humanos, por meio dos processos de troca. Em outras palavras, o estudo desta área, deve partir da identificação das necessidades ou desejos das pessoas no meio educacional. E eis que, pensar de maneira criativa  passa a ser essencial para atingir bons resultados no mercado.

Muito mais que divulgar a empresa educacional, o profissional de marketing deve sempre ter em mente que esta instituição desempenha um papel social relevante na sociedade, o de educar. E é pensando nessa ideia que se deve ressaltar a importância de um profissional qualificado e que atenda as demandas, como fotografia, acompanhamento e cobertura de eventos, entre outros, de maneira efetiva, buscando sempre transmitir a essência da instituição. Já, na perspectiva de Kotler e Armstrong (2015), o marketing ocorre quando as pessoas decidem satisfazer suas necessidades ou desejos, por meio do relacionamento de troca, porém, essa relação pode ir além da comercialização de produtos e serviços.

Segundo esses autores, o “marketing é a gestão de relacionamentos lucrativos com o cliente”. Soma-se a isto, dois principais objetivos que são, atrair novos clientes e manter os clientes atuais. Mais do que vender, o marketing está preocupado em satisfazer as necessidades dos clientes, a fim de capturar valor deles em troca.

Portanto, o marketing educacional é muito importante para a escola conseguir transmitir seus valores, ter uma boa comunicação com a família e se posicionar  frente à comunidade escolar. Logo, o marketing exercendo assim, um papel importante tanto na captação quanto na retenção dos estudantes na instituição de ensino.

Por: Bianca Garcia – Analista de Comunicação e Marketing

Revisão: Daniel Reis – Programa Bilíngue