Serviço Social – Escola Medianeira

Você conhece o setor de Serviço Social da Escola Medianeira?

Larissa Ramalho Pereira

O Serviço Social na escola está organizado para atender as demandas das famílias e trabalhar com questões relativas ao acesso e permanência do educando(a), avaliação e estudo socioeconômico, mediação com programas governamentais, orientação e encaminhamento a rede socioassistencial, atenção a distintas vulnerabilidades, bem como fortalecimento de vínculos afetivos

A colaboradora Larissa Ramalho Pereira é a Assistente Social responsável pelo setor e conversamos com ela para conhecer a sua trajetória e atuação, além de evidenciar a importância do Serviço Social para a comunidade escolar.

Qual a sua formação e área de atuação? Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória.

Sou formada em Serviço Social a 11 anos e desde a graduação sempre estive vinculada a área de educação, trabalhando em escolas atendendo a diversas demandas, desde bolsas de estudo a fortalecimento de vínculos familiares. Trabalhei também em projetos sociais que visavam acompanhar os alunos no turno inverso da escola e garantir aos estudantes atenção integral de suas demandas. A educação é uma área fascinante, poder acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento de crianças e adolescentes é extremamente gratificante. Pude também, constatar ao trabalhar com estudantes da educação superior e ver o quão a educação básica é primordial para alcançarem o nível de formação profissional. Nesta trajetória estudantil para muitos jovens ter acesso a bolsas de estudo é uma forma de vislumbrar um futuro profícuo, muito embora a gratuidade sozinha não seja o suficiente para garantir-lhes a permanência na cadeira escolar. Desta forma, apreender as múltiplas necessidades sociais e econômicas vividas por alunos e famílias é uma das tarefas do Assistente Social.

Qual a importância do serviço social para a comunidade escolar?

O Assistente Social é um profissional que busca conhecer o aluno e sua família nos seus diferentes aspectos, a fim de reconhecer as demandas e necessidades que cada uma venha a apresentar. Muitas vezes as dificuldades extrapolam a questões econômicas e trata-se de relações interpessoais, emocionais que interferem diretamente no desenvolvimento pleno da criança e/ou adolescente. Por isso, uma das funções do Assistente Social na escola é trabalhar junto às famílias, no intuito que estejam fortalecidas e atentas aos sinais de seus filhos. Cada vez mais o mundo tem se transformado rapidamente, exigindo que se lance um novo olhar para as relações e para o papel de cada um de nós na sociedade. O Serviço Social é uma profissão extremamente crítica e reflexiva neste sentido, assumindo uma função de destaque no compromisso por uma sociedade mais justa e equânime para todos.

Quando as famílias devem procurar o setor de Serviço Social?

As famílias devem contar com o suporte e acompanhamento do Serviço Social sempre que estiverem com alguma dificuldade seja de ordem econômica, social, familiar e/ou emocional, seja em relação ao aluno ou com os demais integrantes da família. No âmbito escolar o Serviço Social está organizado para atender e trabalhar com questões relativas ao acesso e permanência do estudante, avaliação e estudo socioeconômico, mediação com programas governamentais, orientação e encaminhamento a rede socioassistencial, atenção a distintas vulnerabilidades, bem como fortalecimento de vínculos afetivos.

Deixe uma mensagem para a Comunidade da Escola Medianeira.

Fico muito grata em retomar minhas atividades profissionais no âmbito da educação básica, em especial na Escola Medianeira que tem o desafio de educar para vida, respeitando as particularidades e etapas da vida do educando, com vistas a formar um verdadeiro agente transformador da sociedade. Este lema não é apenas um conjunto solto de palavras, mas verdadeiras práticas que alinhadas ao horizonte da profissão tendem a congregarem e a forjarem ações verdadeiramente transformadoras.

Desde já me coloco a disposição das famílias, desejando que todas estejam fortes e bem em tempos tão difíceis como esses que o mundo está passando.

Abraço fraterno!